Páginas

sábado, 10 de março de 2012

Efeito Platô, emagrecimento lento

Olá queridos, como estão?

Eu aqui finalmente na dieta pastosa! Muito bom poder comer umas frutinhas e umas coisinhas mais concistentes. Até o nº2 está menos ressecado, ótimo tambem! Iniciei a dieta pastosa na ultima 5ª feira, com 21 dias de operada.

Na 5ª feira era o dia de me pesar e eis o motivo de eu não ter vindo postar nada antes: emagreci apenas 100gr em uma semana inteirinha... Foi totalmente desanimador! Chorei muito - pra variar. Não queria saber de mais nada, só me perguntava por que estava sendo assim. O Mauricio, meu esposo, conversou comigo again (s2 forever and ever...), tentando me ajudar. Disse que eu deveria postar a respeito, ser corajosa, jogar limpo e dar a cara, ao menos para ajudar outras que possam passar ou que estejam passando por isso. Mas ainda não me convenceu muito...

Já tinha pesquizado a respeito e tinha encontrado umas coisas muito vagas, nada que se comparasse ao meu caso de estar com um emagrecimento tão lento com apenas 15 dias (lembrando que perdi 4kg na 1ª semana e mais 1,100kg na 2ª e apenas 0,100gr na 3ª). Ontem voltei a pesquizar e encontrei muita coisa interessante.

Tem uma comunidade no Orkut, da Danny Mou, que tem um tópico sobre emagrecimento lento. E são casos de meninas que perderam cerca de 13, 14kg em 60 dias, 21kg em 6 meses. Que perderam 7kg no 1º mês e apenas 4kg no 2º. Pouco não? É pouco, é frustrante, mas para meu alento ACONTECE E NÃO É SÓ COMIGO!

A explicação é aquela uma, bem simples, de que nosso sábio organismo começa a se defender dessa perda brusca. O gasto energético vai diminuindo, ficando igual ao que entra em consumo calórico. Mas por que tão cedo??? (OH Senhor, por que fizeste meu organismo tãããão inteligente?!?!?! rsrsrsrsrs). Para essa questão não encontrei uma resposta, já que os relatos médicos sobre o assunto citam que o platô surge por volta do 6º mês de gastroplastia. Metabolismo lento? Meu metabolismo não era lento, ao contrario, sempre respondeu muito bem a todas as tentativas que me propus.

Pelo menos uma boa notícia: fora uns dois casos, os demais chegaram ao seu objetivo final. Outras coisas boas ligadas a esse emagrecimento mais lento: o corpo não é tão agredido, e essas meninas relatam que quaze não sentem fraquezas (como eu não sinto), tem poucos problemas com unhas, queda de cabelo e flacidez.

Há meios de vencer esta estagnação no peso e - ao menos - melhora-la? Sim. Primeiro, informar seus profissionais, pois podem haver outros motivos envolvidos. Há casos de estenose, por exemplo, o estreitamento da passagem do estomago para o intestino, que se caracteriza pelos entalos frequentes. Seguir o que a nutricionista passa, pois tem meninas que querem diminuir ainda mais a injestão de alimentos para ter uma melhora na perda e isso ta errado. Uma vez que sua nutricionista esteja a parte do que está ocorrendo, e dependendo da fase que voce está, ela poderá mudar seu plano alimentar e reduzir ainda mais as calorias. Mas, no meu caso, não há onde reduzir... E aí o que faz? É precizo SE MEXER!!! Sim, já! Que injusto, taaantas meninas começam muitas vezes a se exercitar lá pelo terceiro mês, quando a perda de peso fica mais lenta e blá blá blá. Pois é! Infelizmente pra quem ta passando por isso, a coisa tem que ser diferente. Eu tinha citado por aqui já que queria fazer isso, mas fui apenas duas vezes. Agora o negócio terá que ser levado bem a sério. É a unica coisa que posso fazer por mim para tentar vencer esse platozinho precoce. Afinal, uma hora ele vai embora, mas pode levar semanas ou meses. E isso eu não quero!!!
Vou colocar aqui abaixo uma publicação interessante que encontrei, a quem possa interessar:

"Peso estabilizado. Isso à primeira vista parece excelente, mas se está suando a camisa para esvaziar as células de gordura, isso é simplesmente desesperador e desestimulante. Quem é que sente vitorioso em pesos absolutamente iguais durante semanas? Convenhamos, ninguém. Análises da alimentação são feitas e a disciplina de monge foi cumprida ponto a ponto. De quem é a culpa? Nessa história não existe bandido nem mocinho. Simplesmente o seu organismo está se adaptando a uma situação a ele imposta. A estabilização do peso após um período de tempo é chamada de efeito Platô.
Eliminar peso resulta em mudanças na composição corporal. Uma é óbvia: redução da quantidade de gordura que está distribuída pelo corpo. A outra, muitas pessoas podem estranhar. Durante o emagrecimento ocorre a perda de massa magra ou
músculo, mesmo que essa perda seja pequena.
A necessidade de energia que o organismo precisa para manter o peso varia de acordo com a composição corporal, ou seja, com a quantidade de massa magra e de gordura. Assim, é normal que uma pessoa que esteja diminuindo de peso atinja um patamar onde a quantidade de energia consumida não forneça mais o déficit calórico (energia consumida menor que a energia necessária para a manutenção de peso).
Parece complicado isso? Em poucas palavras, pessoas que apresentam excesso de peso necessitam de uma maior quantidade de energia para que o peso fique estabilizado. Assim, se a mesma pessoa começa a eliminar peso, a necessidade de energia para manter também vai diminuindo até que ela chegue à quantidade de energia que está sendo consumida para emagrecer. Resultado: estabilização do peso.
Para fugir do efeito Platô, algumas mudanças devem ser feitas:


Revisão do plano alimentar e diminuição da quantidade calórica

·         Aumento da quantidade de exercícios. Se nesse ponto ainda não começou a se exercitar, é um bom momento para começar

·         Se já faz atividade física, converse com o professor de fitness. Talvez esteja na hora de mudar as séries de exercícios praticadas

·         Tenha uma alimentação variada. Saboreie diferentes alimentos para que não sinta privações

·         Mantenha-se estimulado sempre

·         Não perca a determinação. A estabilização é normal e é possível sair dela

·         Consulte sempre um nutricionista. Ele esclarecerá as suas dúvidas e mostrará o melhor caminho para voltar a eliminar peso

·         Não se sinta culpado. Nunca.

É importante enfatizar que não é recomendado iniciar um plano de redução de peso com uma alimentação extremamente restritiva. Quem não pensa que para emagrecer é necessário uma alimentação contendo 1200 Kcal? Isso é muito comum de se ouvir. Mas não é verdade. Pessoas não são iguais e uma recomendação pode variar entre elas. A pior notícia é que com o tempo, a restrição deverá ser aumentada. E quem se sente estimulado a ingerir 1000 Kcal, 800 Kcal diárias? E, nutricionalmente, não é recomendado. "

Estarei sempre postando atualizações do meu peso, para que voces sigam como está sendo meu emgracimento. Não acho que não terei mais crises de anciedade e chororô. Mas estarei lutando para chegar no meu objetivo. E creio que ainda duvidarei algumas vezes de que isso será possível. Mas não vou desistir. Ah! Dia 15 tenho retorno com minha nutri e psico.

Obrigado pelo carinho e atenção!
Bjos, até..

25 comentários:

  1. Ôh amiga estamos no mesmo barco, olha só eu vou fazer 60 dias na proxima semana e só eliminei 13,1kg, isso me dixa super frustada tbm, mas coloco em minha cabeça que eu chegarei minha meta no tempo certo, minha nutri disse que emagrecer devagar é bom q reduz as plasticas, pq ñ ficamos muito flacidas. eu queria poder lhe confortar, mas tbm estou me sentindo assim que nem vc. eu adorei a materia que vc colocou no seu post viu. vms pensar positivo que tudo irá dar certo. força aii bjãooo

    ResponderExcluir
  2. Meu primeiro platô foi no 1º mês tb!!!!
    Meu emagrecimento é de jegue... kkkkk
    Mas, de tanto meu médico e a nutri falarem já me conformei! E por recomendação da terapeuta parei de reclamar da velocidade com que meu corpo elimina!!!
    Melhor devagar para o corpo se acostumar e ser uma mudança eterna do que algo brusco e oscilante!
    Não se estresse!
    Comemore cada GRAMA eliminada!!!
    Veja que seu corpo está se adaptando no ritmo dele!!!
    Beijossssssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Que isso Fabi?
    Desanimar? Chorar?
    NANANINANAUM!
    Essa semana eu fui no meu gastro, ele disse que prefere que eu naufrague 1kg por mês, mas que ao final de 2 anos, eu esteja saudável, com preço estabilizado, do que eu naufragar 30kg em 2 meses e em um ano, volte a engordar, pois não me reeduquei!
    Já me desesperei também, fiquei triste por naugragar pouco, mas é assim mesmo.
    Meu sabido noivo me deu um sacode: que tipo de regime, remédio, mágica que você já fez, que eliminou mais kg que isso agora, em um mês? Não existe!!!
    Vc conseguirá atingir o seu objetivo, mas precisa ter calma! Paciência, foco e será um sucesso.
    Confio em você e sei que fará tuuudo bem direitinho.
    Ainda daremos risada disso tudo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. A verdade é que depois de passarmos pela cirurgia queremos perder logo todo o excesso de peso que tanto nos incomoda e nem sempre é tão rápido assim, passei por isso essa semana, perdi 9 kgs em 1 mês, enquanto tem pessoas que perdem 15 ou até 20 kgs, mas meu médico me acalmou e agora estou procurando não me apegar mais a isso, é difícil mas to tentando. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Vai dar tudo certo!!! Vamos ver o lado bom e tenham a certeza que o emagracimento virá. bj

    ResponderExcluir
  6. oi linda...
    tava meio sumida, muito corrido mas to aki me retratando...Bom, nao sei kal é de fato o melhor so sei q eu nao sou exemplo de muitas perdas assim...no primeiro mes perdi 11kg visto q tem gente q perde kase 20kg e com apenas 4 meses o negocio ta sendo kade vez mais lento e estou na academia....keria perder mais, porem meu mediko diz q ta bom q é melhor ser devagar mesmo pela flacidez e outras coisas a mais....sei q é dificil conter essa ansiedade e angustia, todas nos passamos por isso, mas converse com a sua nutri e com a psicologo eles lhe daram a direçao certa....
    e agente lhe dá o apoio q precisa...
    mesmo lentas iremos chegar em nossas metas em nome de Jesus...
    otimo fim de semana!!
    beijus

    ResponderExcluir
  7. Fabi, quer um conselho? Não fique escrava da balança, vc vai SIM emagrecer, pode demorar mais um pouquinho, mas a vitória é certa!
    O peso varia muito de um dia pro outro, um pouquinho pra mais, um pouquinho pra menos....eu evito o máximo de me pesar, pq já aconteceu de um dia estar X e no dia seguinte estar X + 1kg.Desanimei? Nunca!
    No ultimo mês emagreci1,5, mas o povo jura que eu emagreci muito!
    tenha calma, vc vai ver seu sucesso. Bj

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente acho essa explicação de que o corpo sente e tenta nos "defender", uma explicação mais plausível. Eu acho que vc tem que ter paciência. Sei bem como é não ter resultado. Parece muito sacrifício para pouco resultado, mas vc tem um amor ao seu lado e sempre funciona a gente dar ouvidos a eles. Te desejo motivação para passar por este momento com calma, tranquilidade!!! Os resultados vão aparecer siiiiiim!!! Um bjo

    ResponderExcluir
  9. Platô? Ai Fabi, agora deu medo! rsrsr depois de passar por dores, tem o risco e pegar o plato precoce ainda...viche maria ai judia de nóis né! Nenhuma de nós gostaria de passar por isso! Eu como vc mesmo disse fiz dietas antes tanto q emagreci 40 kg com medicações claro... e cair no plato é desestimulante. MASSSSSS, mesmo se acontecer comigo eu lhe digo, não vamos nos render! Vai dar mais trabalho...vai! Mais o ponto bom cadê? não vai cair tanto também.... Força na peruca amiga, logo logo você vai voltar a perder mais de 5 10 por mes é só temporario! beijos

    ResponderExcluir
  10. Fabi, relaxa Linda!!!!! Isso acontece....se vc se desesperar e ficar anciosa, aí é q o negocio vai estacionar mesmo!!!! Vai dar td certo...é temporário!!! vc vai conseguir!!! bjs

    ResponderExcluir
  11. Fabiii e quem disse que teu filme ia ser fácil hein minha amiga! Quer facilidades, assiste o filme do Godart! A gente fica ansiosa ao extremo mesmo! Tb, queremos resultados de ontem prá hj, sem nos darmos conta de que temos que eliminar aquilo que acumulamos durante a vida toda. É complicado passar por tudo isso que envolve a ciru e não ter AQUELE resultado. Mas tb se pensar em quanto tempo de dieta normal se perdia o que se perdeu, dá um certo alento e conforto. Portanto minha amiga, bola pra frente. E mesmo que seja frustrante, posta sobre a perda de peso, pq aqui tu só tem amigas que vão te incentivar e dar forças! Bjsss e fica com deus.

    ResponderExcluir
  12. Fabi, querida! O Platô é temporário!! Vai passar!!!! Com relação a pressão...tem q tomar cuidado...no primeiro dia q fiquei em casa, minha pressão caiu mto...foi horrivel, provavelmente pq não tinha tomado quase nada de liquido!! MAs como disse a Ju, não vamos nos render....Bjs

    ResponderExcluir
  13. Fabi, o negócio é emagrecer devagar e sempre, viu? Quanto mais rápido emagrecer pior é. Mais pele vai ficar... Emagrecimento gradativo é melhor para o corpo. Não pra nós, não é mesmo? hahaha
    Mas não fique assim, tá? Vc vai emagrecer, guria! kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu estou na mesma situação, completamente desanimada e des. ogiva, não tenho mais vontade de comer nada e não quero mais sair de casa a tristeza voltou ate maior do que antes da cirurgia. Estou no primeiro mês de cirurgia, emagreci 7kg e a 3 semanas não saio do mesmo peso. O seu texto ajudou meu racional, mas meu emocional ta destruído, tenho a sensação que não devia ter feito a cirurgia.
    De qualquer forma obrigada por ter compartilhado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Dani, não fique assim menina...
      Olha só, é frustrante mesmo passar por isso tão no comecinho. Muitas meninas que sigo aqui passaram por plato bem no comecinho tambem. Mas não fique desesperada assim, isso vai passar, seu peso vai ceder e as coisas vão continuar diminuindo. Só procure ler bastante a respeito e focar no futuro do que essa cirurgia irá te proporcionar. Eu tambem cheguei a me arrepender, pensava que tinha feito uma grande besteira. Hoje já não penso mais assim, por que as coisas estão dando certo, mesmo sendo mais devagar do que para os outros. Mas acredite que vai dar tudo certo, não se torture, tenha fé e um pouco de paciencia, logo voce vai estar curtindo a parte legal da cirurgia tambem, não duvide. Só não desista, continue comendo direito e se cuidando, para que esse plato va embora logo... Se cuida.

      Excluir
  15. oi ...amei seu depoimento e caiu como uma luva hoje para mim...estou super depré ...subi na balança e não perdi nada.Em trinta dias só emagreci 6k e 900 gramas .É cruel ...me fez muito bem ler seu depoimento...

    ResponderExcluir
  16. Nossa, Fabiana, foi ótimo eu ter achado seu blog! Estou há duas semanas estacionadinha! Fiz a cirurgia em abril ultimo, já emagreci 30kg, mas há duas semanas nao desce o ponteiro da balança! Eh frustrante, mas vendo pelo lado estético, eh mt melhor, pois as pelancas fica m grudadinhas, principalmente para quem já passou dos 40, que eh o caso desta que vós escreve.
    Foi muito útil ter lido seu depoimento.
    Obrigada!
    Aparece no Bonecadepano, adoro receber visitas no meu bloguito!

    ResponderExcluir
  17. Ola, tudo bem? Me chamo Marcia Bercelli tenho 35 anos, operei no dia 30 janeiro 2012 neste mes de outubro farei 9 meses de cirurgia e meu emagrecimento esta lentissimo desde o mes de agosto que venho perdendo 1 kg por mes ja chorei, ja desesperei, ja perguntei porque comigo, o que eu fiz de errado, ja comi errado por fingir que não ligo mais eu ligo sim e me preocupo muito em comer certo e desanimei das minhas caminhadas mais é muito desanimo ai desculpa gente me operei com 131kg e hoje estou com 102 com 1,70 cm, nao suporto mais subir na balança e estar ainda com 3 digitos é muito complicado, chega a doer.Só gostaria de ouvir calma vc consegue e nesse mes serão menos 10kg aff seria bom demais. E pras nossas borboletas meus parabéns.E obrigada por vcs existirem. Facebook marcia bercelli

    ResponderExcluir
  18. Gastroplastizada e Feliz

    ResponderExcluir
  19. Estou começando a ficar preocupada... Hoje faz 60 dias e emagreci 17 kg. Queria que fossem mais de vinte quilos. Sei que antes da cirurgia eu tinha facilidade de emagrecer quando seguia a dieta. Meu problema era desistir cedo... Não levava adiante. Tenho a impressão que estou emagrecendo menos do que antes da Cirurgia, se comparar com a dieta rigorosíssima... Não como quase nada e estou malhando... Fazendo spinning, esteira e musculação. Visite superborboleta.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Mais aliviada depois de ler isso, tenho 18 aninhos fiz a cirurgia ta com 15 dias e so perdi 7 kg ate agora , tava meia preucupada mais isso me acalmou ;) Obrigada Fabi !

    ResponderExcluir
  22. Eu aqui, mais de 1 ano depois da sua publicação pesquisando sobre o tema pois estou passando pelo mesmo que você passou!
    Parei de emagrecer com 10 dias de operada, desde então não perdi mais nada! O pior, o peso aumentou!! Isso já faz 15 dias... é muito triste se esforçar tanto, comer só papinha e não ver resultado. Espero que passe logo! :)

    ResponderExcluir
  23. Bom dia, sei que só tem post de mulheres mas me senti a vontade de comentar pois passo pelo mesmo problema ( ou acho que passo) fiz minha cirurgia dia 27 de janeiro de 2014 e até a presente data perdi praticamente 40kg, parece que não estou mais emagrecendo e as vezes acho até que engordei mas quando vou na balança noto que perdi 200 ou 300 gramas, mas como minha mãe dizia que de grão em grão a galinha enche o papo e para nós que fizemos a cirurgia cada grama é valida, acredito que esteja indo bem, recomendo manter consultas com psicologo pois ajuda muito!!! espero que todas vcs trastejão bem e alcançando seus objetivos, abraços.

    ResponderExcluir

Olá, adoro quando voce comenta! Se esta passando por aqui pela primeira vez, deixe seu endereço para eu poder vizitar voce tambem! Bjos!