Páginas

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Relato da minha cirurgia: como foi

Bom dia de borboleta!!! Por que agora tambem posso dizer que sou uma não é?!


Então, como hoje já estou me sentindo super bem, vim aqui contar pra voces como foi tudo.

Fui internada às 11:00hs como previsto. Saí de casa sentido tranquilidade e nervosismo, alternadamente. Mas mesmo o nervoso era um nervoso "suave", nada de panico. Meu esposo foi comigo para o quarto. O tempo passou muito rápido, 12 e 30 vieram me trazer o comprimidinho azul para dormir e me pediram pra não levantar mais. Às 13:00hs vieram me buscar para ir para o centro cirurgico. Um pouco antes tinha dito ao meu marido que os amava de mais, foi o unico momento em que fiquei mais tensa.

Desci para o centro cirurgico e comecei a ser preparada. Colocaram as meias, as botas pneumáticas, a toca. Enquanto aguardavamos a liberação da sala de cirurgia, ouvia eles dizerem que tava faltando uma carga de grampos, e que ninguem conseguia falar com o drº Tomáz e não sabiam onde buscar. Pensei "Era só o que faltava", mas mesmo nesse momento tava muita tranquila. O rapaz que estava me preparando perguntou se eu tinha tomado o remédio e falei que sim. Ele disse que ia fazer efeito entre 30 min e 1 hr. Já era 13:30hrs e nada... Fui para a sala de cirurgia e às 13:40hs o anestesista fez o acesso na minha veia. Nisso chegou o drº Tomáz M. Tanaka e o drº Ricardo Tysuchia. Doutor Tomáz (genial) pegou na minha mão, me deu um oi, disse que ja ia começar e que ia ficar tudo bem. Fez carinho na minha mão deu uma batidinha e me apresentou o doutor Ricardo. Ele olhou pra mim e perguntou se eu tinha almoçado bem. Eu ri e falei "Ahã!!!". Ele riu e disse que era só pra ver a cara do anestesista, que ele adorava fazer isso, rs! Aí colocaram um gázinho fedidinho pra eu cheirar e fui... Simplesmente apaguei, diferente da endoscopia, nem percebi que tava apagando. Acordei na sala ainda com o rapaz que me preparou dizendo "Fabiana, tua cirurgia acabou". Acabou às 17:30hrs. Apaguei novamente e acordei na sala de recuperação ouvindo um apito. Eram 18:10hrs.  A enfermeira já veio pedir pra eu respirar fundo que minha oxigenação tava baixa. Meu nariz e garganta ardiam. Aí ficava com a máscara de oxigenio, por que o ar geladinho era mais facil de respirar. A garganta doía por causa da entubação e o nariz por que o líquido de teste (azul de metileno) as vezes volta pelo nariz. É como aspirar agua num rio ou piscina. Fui ficando cada vez mais consciente e disse que estava com muita dor de cabeça e tontura, o anestezista mandou me dar dipirona.  Logo estavam ligando para pedir meu quarto, pois apezar de eu ter UTI rezervada, não ia ser precizo. Eu ouvia elas comentarem "Nossa! Como ela voltou bem da anestesia!!!". Pedi se era possível avizar meu marido de que eu ia para o quarto, pois ele achava que eu ia pra UTI e eu queria ve-lo.  Em seguida ouvi um chorinho, tinha um bebezinho nascendo aquela hora...

Me levaram para o quarto e meu esposo tava lá. Tava desde às 15:40hrs esperando notícias. Me contou que assim que acabou a cirurgia o drº Tomáz já o chamou e ele desceu até o centro cirurgico. Disse que minha cirurgia tinha sido excelente e que eu não ia para a UTI, que minha recuperação estava sendo muito boa. Então ás 18:30hrs ele foi pro quarto e eu fui para o quarto às 19:30hrs. Sentia dor embaixo das costelas e falava bem baixinho, sem muita força. Às 20:00hrs ele foi embora, pois encerrava o horário de vizitas e eu lá meio grogue ainda. Fiz o primeiro xixi na comadre (rsrsrs), pois não me deixaram levantar. Às 21:00hs drº Tomáz e drº Ricardo vieram me ver, perguntar como eu me sentia. Eu disse que tava sentindo um pouquinho de dor. Ele pediu se eu queria remédio para dor e eu disse que se fosse possivel sim. Ele respondeu "É possível, claro que é! Lembre que voce não está aqui pra sofrer. Se estiver sentindo dor nós vamos passar remédio sim!" Disse tambem que eu já podia levantar e ir ao banheiro normal. Perguntou se queria que apagasse a luz do quarto. Aí rezolveu que era melhor apagar aluz do quarto e deixar a do banheiro acesa. Se despediu e foi.

No quarto comigo estava uma senhora de uns 50 anos que tinha ido tirar uma pedra na vesícula, muito querida (graças a Deus). Demorou mais que eu para se levantar. Eu levantei logo depois que ele deixou (MI, teremos muita vontade de fazer xixi, então haja força no braço para levantar, rsrsrsr!!!!"). Fui no banheiro a noite toda,  mas dormi até que razoavelmente bem. Na manhã seguinte tomei agua de coco, tudo desceu normal, mas só os 50ml, mais que isso não vai. 

Tomei banho cedinho. Fizeram exame de glicemia e coleta de sangue para exames. De manhã minha irmã ficou comigo. Veio a enfermeira da Gastroclínica fazer meu curativo e me disse para retornar com doutor Tomáz quinta-feira, e secar bem o curativo, que só será trocado lá na Gastro mesmo. Andei bastante no corredor, fiz fisioterapia pulmonar. Soro até dizer chega e injeção anti coagulante duas vezes por dia. A tarde meu marido veio. Veio uma amiga minha tambem, minha cunhada e minha sogra. Eu estava no limite do tédio já. Dormia de tédio. E a essa altura tinha mudado minha acompanhante de quarto, uma doida que ficava com o volume da TV nas alturas (alem de deixar a porta do banheiro aberta e a cadeira atravessada no quarto, e era uma senhora de uns 50 tambem...). Tomei banho antes do meu marido ir, ele colocou minhas meias e foi embora com minha sogra. Logo drº Tomáz passou de novo e perguntou como eu tava. Me alegrou dizendo "Amanhã vai pra casa já!" Mediu minha pulsação e fez cara de 'Muito bom!'. Perguntou se eu já estava soltando os gazes, disse que sim. Nossa, como isso é bom, cada um que vai é uma alegria! Falou que eu podia dormir sem as meias e puxou elas dos meus pés igual a gente faz com os filhos da gente *---*!!! Saiu do quarto e voltou "Voce acha que vai conseguir dormir?". Disse que não. "então vou te passar umas gotinhas para dormir, voce quer?" Claro que sim, falei!

Minha companheira de quarto a essa altura já tinha voltado da cirurgia dela e queria o controle da TV. Não dei, huahuahuahua!!!! Só pus no canal que ela queria e deixei perto de mim. Logo a bixa véia tava roncando e eu abaixei todo o volume da TV. E as gotinhas fizeram seu milagre... Acordava ás vezes para ir ao banheiro ou quando iam trocar meu soro, mas já voltava a dormir.

Tomei banho cedinho de novo, a louca catou o controle e fez o que quiz (...). Mas eu já não tava nem aí pois ia embora. Drº Tomáz passou, me pediu para tomar bastante líquido em casa já que estaria sem soro, e me deu alta. Logo meu marido chegou. Disse que encontrou ele no corredor e que ele disse "Nossa! A recuperação da sua mulher foi muito, muito boa!!!" Meu marido pediu se tinha alguma recomendação. Ele disse para caminhar bastante, para soltar os gazes e para a recuperação do organismo. Terminou meu soro, troquei de roupa e vim pra casa. Meu marido foi atráz dos remédios (muito caros por sinal, foi bem uns R$540,00 de medicação...).

Agora estou aqui, com tres dias de gastroplastia. Os líquidos todos descendo direitinho, mas nunca mais de 50ml por vez. Agua de coco foi a unica coisa que tomei no hospital, não quero nem ver. Mas tenho tomado Gatorade, iogurte de soja, gelinho de clight, gelatina e caldinho salgado. Sinto poucas dores embaixo das costelas, na cirurgia em si só um leve dolorido quando vou levantar ou me abaixar. Ou quando os gazes trabalham... To bem pra caramba e fiz essa postagem longa assim para que as que ainda vão operar (especialmente voce Mi Gaucha), saibam que não é um bicho de sete cabeças, e que voce pode tornar o processo ainda mais tranquilo se cuidando e ficando calma. To feliz, senti momentos de tensão, de "Que saco ter que tomar soro, injeção, ficar em hospital". Arrependimento: nenhum até agora... Logo volto contar mais de como as coisas estão indo...



Bjos e mais uma vez muito, muito obrigado a cada um de voces pelo apoio e carinho!!!!

Até!!!

18 comentários:

  1. Tá aí um relato bem claro e tranquilo.
    Ter medo do que?
    Eu tinha medo de ficar gordo, com diabetes e pressão alta.
    Faça tudo como os médicos mandam e não tem problema.
    Tem muita gente nesse nosso mundo virtual torcendo por vc.
    Felicidades e boa recuperação.
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Q bom q ocorreu tudo bem.
    Vc ainda não me conhece, sou do blog emagrecendo na raça, e estou na fase do será q realmente devo operar? rs, aposto q já passou por ela tb certo?
    Bom querida estou te seguindo para ficar ligada na sua evolução e sempre dar uma forcinha qnd necessário!
    bjão, fica bem.

    ResponderExcluir
  3. Graças a Deus que deu tudo certo! Sucesso total!! Minha recuperação tb foi maravilhosa, e assim como nós, a da Mi tb será! bjss

    ResponderExcluir
  4. Seja bem vinda a mais linda e nova borboletinha de nosso jardim!
    Viu, foi tudo muito bem heim amiga!
    Que bom que você já está em casa, rodeada pela família e recebendo todo carinho que você merece!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Oh querida que benção que foi tudo bem e que sua recuperação esta sendo otima...
    Fico muito feliz...
    Que bom que deu tudo certo...
    Agora descanse e se cuide viu...
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. oi borboletinha?!
    Que bom q correu tudo bem, q tua cirurgia foi um sucesso, e q vc está bem melhor agora, teu relato foi de serventia inexplicavelmente grande pra minha pessoa, sabe qdo tu vai escutando, sim pois foi minha irmã q leu ora mim, e vai te acalentando , te acalmando, foi assim q aconteceu comigo, obrigada Fabi...

    bjs da Mi

    ResponderExcluir
  7. Oi Borboleta linda!!!! Ai que gostoso né, agora que tudo passou podemos dizer "UFAA", e aproveitar essa nova fase porque daqui a pouco vc vai estar naquele modelito PP rrsrsrs Adoro vc e torci muuuuito.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Fabi fiquei aqui orando por vc, que bom que foi tudo ótimo e que não ficou na UTI, mesmo quando a gente ta bem o ambiente de lá é horrível. Ótima recuperação e não se preocupe que aos poucos os líquidos descem mais , bj

    ResponderExcluir
  9. fABI, É A PRIMEIRA VEZ QUE VENHO TE VISITAR, LI SEU POST TODINHO, CHOREI E RI COM ELE, CHOREI NO MOMENTO QUE DISSESTE AO MARIDO QUE O AMVA, ME IMAGINEI (PQ AINDA NÃO OPEREI) ri quando vc falou sobre a bicha veia que queria o controle e tava te atazando, kkkkkkkkkk.
    Sabe seu post foi exelente principalmente pra mim que ainda não realizei minha cirurgia, mais que está bem próxima. me deu força, sei que minha vitória está próxima.
    Vc foi maravilhosa em suas colocações. Amei!!!

    Não repare a letra de forma no inicio, quando vi jpa eava assim e não quis apagar td.
    Vou te seguir.

    Bjus e sucesso pra ti!!!

    ResponderExcluir
  10. noooooooooo agora que vi que já havia vindo aqui sim
    kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Oi Fabi!!! Que bom ouvir vc falando de sua gastro... me deixa mais tranquila e confuante! Ahhh... Espero não ter uma "colega ' de quarto tão chatinha... hahaha.
    Agora em casa tudo fica melhor! bjks

    ResponderExcluir
  12. Fabi, sua linda, bom demais saber q foi um sucesso a operação!!!
    Se cuida!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá minha querida Fabiiiiiiiiiii!!!!! que alegria enorme em saber que sua cirurgia foi um sucesso!!! Graças a Deus minha linda!!! Estou muito feliz por vc!!! Bjs no coração!!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Fabi! Rezei muito por você, guria! Que bom saber que foi tudo tranquilo também. Viu só? Tem pessoas que dizem que sentiram muita dor. Que quem diz que não teve, como eu tbm não tive, é que está mentindo! Pode isso? A gente fala sempre a verdade aqui, não é mesmo? Ainda damos os detalhes...
    Te adoro, viu? Agora vai ficar mais linda do que já é.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. tenha uma otima recuperação meu minha linda. bjs boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá Fabi, estive preocupada com vc, fico pulando de um blog para o outro e não lembrava qual era o seu sabia que tinha sido aniversário dos seus filhotes e logo operaria, agora olha eu na mesma a minha cirurgia foi marcada para dia 22/03 e meu filho faz niver dia 20/03.
    Bom saber que você está ótima e este post me emocionou, chorei, sorri, antecipei meus medos... mas também me fortaleci...
    Deus cuide de você todos os dias ... sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabi,

      Fiquei emocionada com seu post! Obrigada por fazer um post tão detalhado, fez bem pra gente que nunca operou. Fiquei super fã do seu médico, toda hora ele estava com vc e preocupado com seu bem estar.

      Estou muito contente por ter corrido tudo bem.

      Feliz vida nova para vc, querida!!

      E obrigada também pelo recado carinhoso no meu blog.

      =***

      Excluir

Olá, adoro quando voce comenta! Se esta passando por aqui pela primeira vez, deixe seu endereço para eu poder vizitar voce tambem! Bjos!