Hoje tive a palestra pré-bariátrica da Gastroclínica. Nutricionista, cirurgião, psicóloga, fisioterapeuta e enfermeira.
Primeiro veio a parte da nutricionista. Básicamente tudo o que eu já sabia, de tanto ler e fuçar. Falou sobre suplementação, vomitos, entalos, dumping, sabotagem na dieta. Usou uma frase bem legal, que eu ainda não tinha ouvido "é precizo comer o líquido e beber o sólido".
Depois veio o doutor Tomáz. Explicou sobre as cirurgias existentes, sem se ater muito às variações: Scopinaro, Duodenal Switch, Fobbi-Capella e Sleeve.
A Scopinaro não é oferecida pela clínica, por ser muito agressiva e muitas vezes ter de ser revertida. Capacidade de 400ml de estomago e apenas 50 cm de absorção intestinal. O estomago é cortado na horizontal e a parte excedente é retirada. Não preserva a valvula que libera a comida do estomago para o intestino, tornando essa passagem muito rápida. Grande perca de vitaminas, sais, causa anemia e outros disturbios, necessitando de suplementos vitalícios. Forte flatulencia e diarréia constante.
A Duodenal Switch é recomendada aos super obesos, pois as demais não oferecem a mesma porcentagem de perda de peso que esta, e assim, quando o peso estabiliza, o super obeso ainda não estará com peso satisfatório. Capacidade de 400ml de estomago e absorção intestinal de 1 mt. O estomago é cortado na vertical. Preserva a valvula de passagem da comida do estomago para o intestino, tornando o esvaziamento do estomago mais lento. Grande perca de vitaminas, sais, causa anemia e outros disturbios, necessitando de suplementos vitalícios. O doutor citou incluzive que não recomenda essa tecnica para pessoas que não tenham um bom poder aquizitivo, pois como tem que tomar suplementos a vida toda, ao em véz de resolver, ele estaria levando mais um problema ao paciente. Tambem causa forte flatulencia e diarréia constante.
Não lembro qual dessas duas o Jo Soares fez a muitos anos atráz, e teve que ser revertida devido aos danos no organismo.
A Fobbi-Capella é ultilizada em 90% das cirurgias bariátricas. É a que oferece (na minha opinião), o melhor resultado, tanto pelo tempo que se leva para atingir o peso desejado, como pela questão de disabsorção que é menor que as duas primeiras.O estomago é cortado na horizontal, não mantendo a valvula que libera a comida do estomago para o intestino. Mantem três metro de absorção intestinal e capacidade de 50ml de estomago. Suplementos por cerca de 1 ano.
A Sleeve tambem tem um ótimo resultado, mas ele é atingido mais lentamente. Muito menos agressiva que a Fobbi-Capella, não disabsortiva. O estomago é cortado na vertical e a valvula que regula a saída dos alimentos do estomago para o intestino não é mantida. O esvaziamento do estomago é rápido e ocorre uma mudança hormonal que acelera o metabolismo. O conteudo do estomago fica em 400ml, podendo se consumir até 500ml. Não atingindo o resultado, pode-se fazer a parte de intestino delgado. Suplementos por cerca de 1 ano tambem. Voce sabia que a Sleeve nasceu de uma Duodenal Switch que não foi completada por problemas durante a cirurgia? E que após se verificar o emagrecimento deste paciente (que não quiz concluir o processo), começaram então os estudos sobre a técnica.
Como há, em todas elas, o corte do "fundo" do estomago, onde é produzida a grelina (hormonio responsavel pela sensação de fome), a fome fica bastante minimizada.
Sobre reganho de peso: não é impossível, mas com alguma coerencia (aquela história de injerir leite condensado e sorvete), pode ser bem administrado, com bastante exito.
Sobre riscos cirurgicos, o que achei mais interessante são as medidas tomadas para a prevenção a trombose. O risco de trombose existe em todas as cirurgias, mas para os obesos o risco é maior. Existem tres medidas a serem tomadas: a injeção 24 horas antes da ciru, as meias compressoras e a botinha que ficam massageando as pernas durante a cirurgia. A equipe da Gastroclínica usa as tres medidas
Quanto ao "grampeamento" do estomago, são tres linhas de grampo, comum ao aparelho ultilizado, que grampea e corta, e para reforço, drº Tomaz faz ainda a sutura com linha cirurgica, sendo o vazamento raríssimo.
A clínica opta sempre por fazer a cirurgia por vídeo, e o doutor salientou que nos casos de plano de saúde, o plano não pode recuzar a cirurgia por vídeo se esta foi recomendada pelo cirurgião. Caso haja essa recuza, deve-se exigir os seus direitos.
E, a propózito, tem um marmota de Curitiba que anda fazendo uma cirurgia super disabsortiva e divulgando amplamente em um progama -não sei quem é o individuo nem o programa- mas é uma cirurgia não reconhecida pela SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariatrica e Metabolica), então, cuidado!
Na parte da psicóloga, ela foi bem rápida e direta, abrangendo o que compreenderão as consultas com ela. Achei legal ela citar que não adianta chegar com pressa, dizendo que sabe muito bem o que está fazendo e "me dá logo esse laudo e acabou!". E que não adianta mascarar seus "problemas" que ela tem "meios" de saber o que preciza (HAUHAUHAU)... Mas isso me fez ficar mais tranquila, por incrível que pareça. Diminuiu um pouco minha anciedade, me fazendo ver que o tratamento e o período até a cirurgia vai durar o tempo que tiver que durar. Não adianta EU querer correr, não vai rezolver. Até pensei em "mascarar" algumas coisitas, mas vou deixar na mão dela, pois, segundo ela "voce preciza saber quem voce é, disso depende um resultado de sucesso!".
A parte da fisioterapeuta (ex-obesa que foi gastroplastizada a tres anos e é uma fofa!), foi principalmente sobre respiração, uma vez que a capacidade pulmonar dos obesos é reduzida e que toda cirurgia abdominal reduz ainda mais essa capacidade. Então, se voce como eu tem que ir se programando, pode comprar seu Respiron, que vai usar antes e depois. Tambem falou um pouco sobre as meias, que doutor Tomáz já tinha citado. Ah! Leva-la LACRADA para o centro cirurgico, pois ela vem esterelizada. Após a cirurgia, ela segue com recomendações sobre os exercícios respiratórios, os exercícios que auxiliam no emagrecimento, exercícios para atenuar as dorezinhas que todo obeso tem na coluna, joelhos, tornozelos, etc.
E a enfermeira que iria passar mais informações teve um problema e não pode comparecer.
A equipe, em especial o cirurgião drº Tomaz, me deixaram muito tranquila, me passaram muita segurança e confiança.
Esta será a unica palestra no pré operatório. Depois haverá mais uma no pós. Teve muito mais informação, mas citei essas que eram as que eu tinha mais duvida ou as informações que ainda não tinha visto ou compreendido.
A quem interessar possa: na minha barra de vídeo, os dois primeiros são com a equipe da Gastroclínica. Na parte dois, a partir de 6 min. e 10 seg. aparece o doutor Tomáz operando por vídeo.
O melhor de tudo o que vi lá é o olhar de cumplicidade que as pessoas trocam, sabendo que estamos todos na mesma barca, correndo atráz das mesmas coisas. É muito bom...
É isso, espero que seja interessante para alguem!
Bjos, até!!!