Páginas

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Cardiologista e retorno a endocrinologista

Premeiro: Pessoas! Estive no Paraguay sexta feira passada... quanta coisinha linda para magrelinhos e magrelinhas! Quanta roupa bonita! Eu estou por lá quaze que de quinze em quinze dias, que é quando meu marido vai a Foz e conforme a verba permite, to quaze uma rata de PY! Vale muito a pena! Dessa vez fui apenas para buscar roupas para os filhotes, mas que Deus ajude que em breve sejam pra mim tambem!

Fui ao cardiologista ontem, fiz o eletrocardiograma e passei por consulta. O doutor foi o Manoel Estrela/ Instituto do Coração, e a primeira coisa que ele me disse foi "Vai entrar na faca então!" Engraçadão! Mas o que acho legal é esse VAI, que parece fazer com que o universo conspire para que tudo de certo. Tudo dentro do normal, ele me disse que se tivesse que operar amanhã, estaria liberada! Mas como ainda tem tempo, ele pediu tambem um teste de esforço físico, que ficou marcado para 09/11. Só aí ele vai me dar a "cartinha pro doutor Tomáz!"

Peguei tambem o resultado do teste de urina 24h para cortisol e levei um susto, meu cortisol ta muito alto. Andei lendo a respeito daquela Sindrome de Cushing, e fiquei preocupada, embora não entre em todos os sintomas e a endocrina, drª Alessandra, ter dito que é muito provavel que não. Fui ao consultório dela e marquei um retorno para a parte da tarde, de encaixe. Mas fui atendida rápido. Ela olhou meu exame e me passou um novo, o de Supressão com Dexametasona para Cortisol ou Corticurva. Voce toma dois comprimidos de Dexametasona (antiinflamatório, antialérgico) às 23:00hs. No dia seguinte faz coleta de sangue às 8.00hs, da pra fazer até às 8.30hs. O meu resultado (vi agora on line) deu 0,44ug/dl, valores de referencia de 5,5 a 30ug/dl. Pelo que pesquizei, se o cortisol diminui, significa que a superprodução de cortisol não é devido a doença, pois nesse caso o dexametasona, que funciona como um inibidor de produção de cortisol, não funcionaria. Então a causa possíveil do aumento pode ser stress (stress, eu?!). Quando o cortisol ainda se apresenta aumentado no resultado do exame, mesmo após a dexametasona, há mais possibilidades de ser Sindrome de Cushing.

"Dexametasona é um glicocorticóide que é indicado como antiinflamatório. Porém, um dos muitos efeitos adversos que ele pode causar é a inibição do eixo HHA (Hipotálamo - Hipófise - Adrenal) que produz o cortisol, o hormônio do estresse. No exame, a dose deste fármaco vai ter a função de inibir propositadamente essa produção de cortisol até certo ponto. A resposta é considerada normal quando há queda dos níveis de cortisol abaixo de 5 ug/dL.Ou seja, a sua resposta foi normal. Caso fosse maior que 5 ug/dL, podia ser considerado como hipercorsitolismo, já sendo uma situação patológica.
De qualquer forma, procure seu médico que ele é o indicado para melhor avaliar o seu exame e tomar atitudes cabíveis."

Vamos ver o que a doutora diz, espero que seja um resultado bom mesmo...  Mais uma vez ela disse que se der OK ela já me deixa o laudo, para eu só ir buscar.

Entenda um pouco sobre a Sindrome de Cushing aqui, mas basicamente é uma doença causada ou pelo uso de medicamentos a base de corticóides como efeito colateral ou por tumores benignos nas glandulas supra-renal e da hipófise, que causa, entre outros, uma maior absorção de gordura no organismo. O tratamento é cirurgico e as pessoas costumam perder o peso adquirido durante a doença após a cirurgia.

A parte das consultinhas, acho que aquele meu "Instante de depre" já passou. Passou a tristezinha sem porque. Energético vai demorar agora...


Contei pra mais uma pessoa sobre a ciru, a minha tia de Maringá! Tambem me apoiou bastante, procurou me abrir os olhos, não para não fazer a ciru, mas para ter cuidado, saber que não é nenhuma mágica. No mais, adorei ter contado, ela me apoiou, me disse tudo o que eu esperava, to muito feliz de ter mais alguem para me dar uma força! Te adorooo, obrigado! Deixa meu coração mais leve...

Quanto ao remedinho para H-pylori, que dizem que os efeitos colaterais podem ser meio ruinzinhos, pra mim ta sendo tranquilo. Já terminei os de 7 dias, agora só Omeprazol mais 21 dias. Senti dor de barriga e falta de apetite. Mais nada.

E, como dizem, paciencia é uma virtude! Fiquei um pouco chateada, pensando que o laudo do cardiologista ia sair mais rapido, que na parte de endocrinologia não ia dar nada de errado. E não foi bem assim. Não estou reclamando de ter que fazer tantos exames, que são extremamente necessários pelo porte da cirurgia, mas de repente voce começa a entender que sim, tem muita coisa pela frente ainda e que não, não vai ser rapido como a gente quer.  Por mais que eu proclame aqui que terei toda a paciencia que for necessária, cada vez que voce ve demorar algo que voce acreditava que seria rapido, bate uma frustraçãozinha.
Por exemplo o exame de esforço físico que ficou para Novembro. Eu tinha intenção de voltar a me consultar com o drº Tomáz dia 28/10, após vir de Maringá, porque para partir para a parte de psicóloga e nutri, precizarei estar com todos os outros laudos em mãos. Terei de esperar para depois do dia 10/11, se não aparecer mais nenhuma surpresa... Mas, de qualquer forma, vamos considerar que minha anciedade diante da cirurgia já diminuiu consideravelmente, uma vez que pensava que com um mes e meio estaria tudo positivo e operante, digo, operando (Ahã, Claudia, senta lá!). Então vou aqui me preparando para mais um Natal gordinho (a) e reveillon cheinho (a). Vou focar nisso, quem sabe não sou surpreendida!

Mais uma coisinha: É MUITO MASSA SER CITADA NOS BLOGS DE VOCES!!!

Bjos, até!

8 comentários:

  1. garota vc ta quase uma medica....logo vai estar doutorada se continuar assim....brincadeiras a parte brigada por ter me citado no seu blog....digo e repito estou aqui para ajudar-te no que me for possivel.continue confiando mas nao faça do seu dia a dia somente isto,mas sei que os quilos que nao queremos irita bastante.confie sempre .bjusss

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabi!
    Quem vai direto pro Paraguai é o meu marido e meu cunhado...eles voltam podres coitados. Eles voltam tão magrinhos que eu eu falo que eles foram pro Sparaguai hahaha Meu marido disse que do jeito que eu estou gordinha não aguentaria andar por lá, nunca me animei de ir, mas tenho muita curiosidade.

    Sobre os exames, eu também estou na mesma situação que você. Cada hora uma novidade, e o pior de tudo nem entendi o resultado da minha endoscopia! Não sei se tenho a bactéria ou não porque cada pag. diz uma coisa :/

    Ah, eu to achando que opero no inicio de dezembro, vamos ver. Até lá continuo com a reeducação alimentar e tento adiantar um pouco o emagrecimento.

    Infelizmente essa fase é assim, é duro porque é tão difícil tomar a decisão de operar, a gente quer que aconteça da noite pro dia...mas o buraco é bem mais em baixo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Fabi,

    Ai, também tô precisando dar umas passeadas pelo Paraguai... comprar bobagens, aliás, quero ir pra comprar coisas de Natal (acho tão lindo, fico que nem criança...kkkk)
    E quanto à data da cirurgia, realmente desestresse, porque é muito melhor e mais garantido fazer o pré-operatório certinho e ir com muita confiança!

    Bjosss

    Fabi

    ResponderExcluir
  4. Oi guria! Primeiro, brigada pela força viu! Outra coisa, a ansiedade é sinceramente o pior de tudo! A gente se descontrola e não se aguenta pra nada... é um caos! Mas por incrivel que pareça, passa mais rápido do que vc acha...quando ver já vai estar fazendo a malinha!!!!
    Além disso, eu rezo prá que vc tenha surpresinha antes do final do ano! Já imaginou se entramos 2012 gastrogatas?!!!!! OREMOSSS!!! \o/
    Bjjjsssssss.

    ResponderExcluir
  5. É tb quero tudo pra ontem essas coisinha que vai aparecendo pelo caminho é o Ó. Affe, mas vai com força que é necessario neh.
    Bjos boa sorte

    ResponderExcluir
  6. Oi Fabi
    AMO O PARAGUAI,moro no litoral, do outro lado do estado e vou pelo menos 3 vezes por ano, este mesmo já fui duas, amo as roupas, as bugigangas os celulares e a gentarada na rua.Amo comprar roupas no Bonita Kim e calcinhas no camelô, cremes da vitoria secrets e maquiagem, pringles hii me empolguei mas meias coloridas tenho de duzias e mantinhas tambem ahhhh queria ir hojeeeee!!!!!.Desculpe minha empolgação, mas as vezes sou assim rrsrs, Ciru? relaxa amiga, tudo vai dar certinho, mas precisa estar bem claro que você pode fazer, diferença do medico responsavel para o açougueiro,aproveite a demora para se preparar bem, lembra que o melhor da festa é esperar por ela? estamos juntas!!!!!beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Fabi! Obrigada pela visitinha no meu bloguinho. Está começando ainda. Muitas coisas boas ainda virão. Para todas nós que ainda vamos operar e para as operadas.kkk
    Vou começar a ler todo o seu bloguinho e se prepare que vou comentar muito.kkk
    Beijos
    Beijos
    Boa sorte! Também estou te seguindo!
    http://fernandagastroplastia2012.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. OI Fabi...obrigada pela visita e pelo coments no meu blog. Como vc disse no seu post sobre os conselhos da sua Tia, ela está certissima. Quando passamos pela equipe multidsciplinar e até mesmo pelo médico, eles deixam isso bem claro. A cirurgia naum é a cura da obesidade, é hj em dia o melhor tratamento, mas se naum fizer tudo certinho naum dá certo mesmo. O meu médico falava que 50% é responsabilidade dele e os outros 50% minha. Quanto a cicatriz vc tb tá certissima. Eu fiz por video e tenho 5 furinhos na barriga e sabe o que eu acho??? Acho lindoooos....naum me importo nem um pouco e meu noivo tb naum....hehehehe. Bom, é isso, se precisar de algo é só falar e passe sempre pelo meu blog viu.

    Bjinhos

    ResponderExcluir

Olá, adoro quando voce comenta! Se esta passando por aqui pela primeira vez, deixe seu endereço para eu poder vizitar voce tambem! Bjos!