Páginas

sábado, 1 de outubro de 2011

É possível ser gordinho e feliz? (Minha opinião)


Eu tenho lido em alguns blogs sobre como é possível ser gordinha e ser feliz, e até já tentei mergulhar nessa filosofia. A maioria desses blogs é bem interessante por que não defende que devemos ficar gordos, apenas que não se pode esperar para ser feliz, o que da um up na auto estima. Porem há aqueles que pregam que devemos nos aceitar como somos. Em outras palavras, não sofrer se privando do que gosta de comer e conviver bem com os quilinhos a mais. Talvez isso funcione pra quem tem 5, no máximo uns 10 kg a mais... Mas como é possível conviver bem e feliz com os quilos a mais e todos os problemas que os acompanham??


Tenho dificuldades com o sobrepeso que eu, particularmente, nunca tive coragem de confessar a ninguem (detesto demonstrar fraqueza), a pouquíssimo tempo tenho falado a respeito delas com meu marido. Inclusive foi esse o motivo que me fez criar um blog. Eu ia levando minha vida achando (fingindo) que ninguem notava minha forma física. Aí vira e mexe alguem solta um "Quando voce era magrinha..." como se eu tivesse engordado da mesma forma que alguem que descolore o cabelo, detona com ele, mas que sabia que corria esse risco (ou não se cuidar sabendo que poderia não voltar ao normal). Ou quando alguem te diz "Acho melhor voce mudar de cadeira, essa aí ta meio bamba...", ou alguem encostar a cabeça no seu ombro e dizer "Ai que gostoso! Que fofinho..." (#%*!$#, nessa eu quiz morrer, ou matar, sei lá). Ou uma bem famosa "Voce é tão bonita...de rosto." (...) Ardi por dias a cada vez que ouvi cada uma dessas coisas. Sempre fui muito vaidosa e orgulhosa demais para aceitar coisas assim numa boa. Fora isso, tem os problemas físicos. Eu tenho que fazer um malabarismo para alcançar os dedos dos pés, levantar da cama é um sofrimento enorme, vivo com os pulsos abertos (tenho ossinhos fininhos e meio fraquinhos) por fazer força para levantar, e percebi que fui cada vez mais delegando tarefinhas aos filhos e ao marido (pega um copo pra mim, abaixa o volume da tv, fecha a porta, vai ver o que seu irmão quer), não consigo varrer toda minha casa sem parar um pouquinho, por que minhas costas doem, andar é uma grande tortura, falta ar, suo em bicas, e as pessoas em volta fazem questão de diminuir o passo em "solidariedade". Para dormir precizo de muitos travesseiros, se não parece que estou dormindo de ponta cabeça. Subir um degrau mais alto é um grande desafio, para conseguir ir sem voltar, fora a vergonha de por a mão no chão para ajudar. As outras pessoas que fazem isso riem e dizem "Ai, to ficando velha!". Para nós, obesinhos, sobra o "quem mandou ser gordo(a)?". Mundo cruel... O que já me causou mais dor era quando eu ia trabalhar e tinha de andar um bom pedaço para levar meu filho (na época com 2 aninhos), e eu não aguentava dar colo pra ele. Quando eu consegui emagrecer 10kg, com a nutri, chorei no consultorio dela e disse que estava feliz pois isso já era possível. E ela tambem ficou com os olhos cheios de lágrimas (como estou agora).


É por isso e tantas outras coisas que não consigo compartilhar dessa opinião de que um gordinho pode ser feliz do jeito que é, sem mudar, de que alguem no mundo "é gordinho, mas é feliz". Não é! Como disse em alto e bom som num momento de revolta "Isso é mentira! É impossível!" E voce, o que voce pensa? Opine, comente!

9 comentários:

  1. Oi Fabi!
    AMEI seu post...exatamente TUDO o que eu penso, e as mesmas situações que acontecem comigo.
    Como eu acredito que a vida é feita de momentos de felicidade eu acho que um gordinho pode sim, ter momentos felizes. Mas como eu mesma disse no meu blog "Se eu disser que eu tive uma vida sofrida, estou mentindo...mas seu disse que eu fui feliz, estarei mentindo também.
    A minha felicidade nunca foi PLENA, serena...sempre falta a satisfação de me sentir bem na minha própria pele, de não me sentir deformada, julgada pelos outros e pior, ser julgada por mim mesma."
    Com a maturidade eu aprendi que a vida não é tão preto no branco, 8 ou 80.
    Com certeza quando a gente fizer a cirurgia e chegarmos no nosso peso ideal outros problemas da vida virão, porque deixar de ser obeso não vai solucionar tudo o que há de errado nas nossas vidas, infelizmente. Vai MELHORAR ABSURDAMENTE, isso vai, mas com certeza vamos sempre correr atrás dos momentos de felicidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabi,

    Nossa, concordo plenamente com o post!!!!!
    Acho que a gordura faz a gente se achar um ET neste mundo.

    Por exemplo: no fim do ano passado, eu ia a um casamento. Fui lá alugar um vestido. Nossa, nenhum vestido da loja (que é enorme) coube nos meus peitos... pensa! Aí vem a vendedora e fala uma frase mais ou menos assim: só tem vestido pra peitos normais!! (afff) e que eu teria que mandar fazer um vestido... nossa, me senti um ser de outro planeta. Depois, no Natal, meu marido me dá uma camisa linda!! Pagou super caro, caprichou no presente... e não serviu, claro! E já era GG. Aí fui na loja trocar, e naquela loja não tinha NADA que eu pudesse levar em troca.... NADA. ´
    São coisas assim que fazem eu responder sua pergunta acima com um NÃO, NÃO É POSSÍVEL SER FELIZ GORDO. Pelo menos não pra mim. Por isso tomei a drástica decisão de operar.
    E tudo isso há de mudar! Vai mudar!!

    É isso, Fabi,


    beijosssssss

    :)

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha poucos momentos felizes ou de distraçao era quando saia com meu marido e era quase raro, pois que eu achava que ele tinha vergonha de mim.
    Pensei muitas vezes em me "aceitar" gordinha em algumas raras brisas de auto-estima mas tinha algumas situaçoes ou alguem, mesmo sem querer, que desmanchava tudo. Digo que os "benefícios" que a obesidade me deu foi, pegar 2x uma fila de banco pra gestante, pq a outra tava enorme e nem tinha pés pra ficar em pé e aceitar obrigada o lugar no onibus quando alguem me cedia, digo que era obrigada pq eu não tinha coragem de dizer que eu não tava gravida eu tava era GORDA! Hj eu me sinto assim... como se tivesse provado do amargo por muito tempo e de repende está provando do doce em tão pouco tempo e que depende de vc nunca prova mais ter do amargo. Mas sei que depois vc se acostuma com o doce ele não será mais novidade e tudo voltará ao normal. É como um sonho realizado. Tipo assim qundo a gente pensa, se um um dia eu fosse magra eu iria fazer isso ou comprar isso ou vestir isso e de repente em alguns meses vc consegue realizar tudo. E com certeza será um problema a menos em nossas vidas e estaremos literalmente mais leves para resolver os outros.
    bjssss
    Dione
    Novidadesdedanone.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Fabiiii adorei este post!!!!
    Eu tb tive a minha época de 'ser gordinha é normal e sou feliz assim'! Bom, eu tentei... e não rolou! Não dá prá ser feliz carregando o meu peso e o de praticamente mais uma pessoa junto! É cansativo, e eu tb passo pelas coisas que vc descreveu no post. Tb sofro pq nao consigo sentar no chão pra brincar com a minha filha de 4 anos, pq se eu sentar, prá levantar vai ser um custo.
    Já deixei de fazer coisas bem básicas pq nao consigo, simples assim.
    Tudo se torna imensamente complicado e as pessoas são absurdamente mais hostis. Portanto não, não sou a favor das gordinhas que se dizem felizes e acho que essa 'filosifia' é demagogia, é mentir pra si mesma por não ter coragem de enfrentar o mundo, dar a cara prá bater e o estomago prá operar!!!!
    Adoro teu blog e os temas que tu aborda! Vou estar sempre por aqui! Bjjjsss.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado meninas pelas vizitas e comentarios, estou tendo um caso de amor com voces, isso tudo é muito bom!!! E que bom que voces tem gostado das postagens, é muito bom ter com quem dividir essas angustias... Adoro tudo isso! Montes de beijos!

    ResponderExcluir
  6. Fabi me emocionei na parte que tu falou do filho.
    O meu esta com 2 aninhos e o bichinho me pede colo e não consigo pegar ele, é triste... antes ele chorava, agora acho que de tanto eu explicar que nao aguentava que mamae é dodoi na coluna ele nao pede mais vai andando tadinho ate chegar ao lugar, acostumou.
    Mas isso vai acabar se Deus quiser...
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Seu post é emocionante, verdadeiro. Como podemos ser felizes se nossa saúde nos deixa sempre apreensivo? A questão da estética é gritante. Como podemos lutar contra a ditadura da magreza? Ser perfeito é ser magro para toda a mídia. Viver uma vida lutando contra isso destrói qualquer autoestima.
    Desejo muito sucesso para vc. Siga em frente que tudo vai melhorar.
    Abração!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi! Eu admiro a sua coragem. Sempre fui 5 kg acima do peso, agora estou 10, e nunca fui feliz com isso não. Porém, nos últimos tempos, tenho visto que realmente não dá p esperar p ser feliz, p comprar roupas bonitas e tals, mas SEMPRE tem q ir atrás p melhorar. E lógico q para quem está muitos quilos acima do peso a situação é pior. É terrível para achar roupas, por exemplo. E é humilhante em outras situações.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Fabi!

    Ótimo post!!!

    Deve existir pessoas acima do peso que são felizes, mas a questão da limitação com certeza barra muita coisa.

    Te recomendo ler o livro "Mulheres Comida e Deus", até vou fazer um post sobre ele, estou terminando, vale muito a pena!

    Com o passar do tempo percebi muitos "vazios" que me faziam comer, a chamada compensação e o livro fala muito disso, foco na fome emocional.

    beijos***

    ResponderExcluir

Olá, adoro quando voce comenta! Se esta passando por aqui pela primeira vez, deixe seu endereço para eu poder vizitar voce tambem! Bjos!